Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2022

desenhos

Desenhos rápidos com esferográfica e aplicar-lhes cor, principalmente pastel de óleo, tem sido o meu ímpeto dos últimos dias. Tenho obtido resultados que me agradam muito. Nesta minha série de desenhos tenho trabalhado, em muitos deles, com suporte visual de fotografia; contudo, ao contrário do que é hábito fazer-se, eu procuro sempre afastar-me da fotografia. Não estou minimamente interessada em sair-me bem na 'cópia' do modelo, simplesmente uso a foto como referência. Neste, que foi o último e um dos que mais gosto, recorri a uma foto de um dos meus rostos preferidos: Samuel Beckett. Beckett que terá afirmado: " A arte sempre foi isto - interrogação pura, questão retórica sem a retórica - embora se diga que aparece pela realidade social ." - afirmação que pode ser tema para o próximo post pela importância que tem para mim.

valorizar o erro

  Valorizar porque não o ignoro, também porque, podendo, não o descarto ou não me liberto dele e, pelo contrário, decido-me a valorizá-lo no sentido da transformação. O erro como ponto de partida para a experimentação e criação. [ Isto se previamente considerarmos que no desenho há erro, ou seja uma transgressão às normas, às regras] Durante muito tempo quando desenhava fazia-o digitalmente (é comodo) e usava a borracha digital sempre que me parecia necessário corrigir um traço. Quando passei a desenhar no papel e a usar tinta a "borracha" passou a ser todo o tipo de meio a que tenho acesso, desde aguarela, acrílica, marcador e, ultimamente, pastel. Posso concluir que o pastel, até agora e para mim, é o melhor meio de valorizar o erro.

exibicionismos

Não foi a idade que tornou mais firme a minha mão ou, se quiseremos, que me capacitou de uma maior determinação e certeza; foi o treino. ESTE perfil, parecendo, não foi feito com lápis, foi com esferográfica, tinta, em poucos movimentos. A cor é pastel óleo. Outra experiência para dar continuidade: pastel de óleo por cima de tinta de esferográfica.