Avançar para o conteúdo principal

"criar cor nas ideias"

"(…) às vezes a criança não sabe que tem uma coisa para dizer. Tem angustias que ela descarrega partindo objectos, estragando coisas, fazendo partidas às outras pessoas, batendo nos companheiros, cometendo actos de indisciplina na escola sem que haja uma razão plausível, uma explicação compreensível, razoável. E a maior parte das vezes a criança não tem noção de que aquilo é susceptível de ser dito. E é aqui que entra, em grande parte, o papel da educação estética, seja em que ramo for, das artes plásticas, das artes visuais, da música ou de outra coisa qualquer, porque aí a criança cria situações, cria temas, cria cor nas ideias e isso permite-lhe uma melhor compreensão para si própria daquilo que se passa com ela."

[João dos Santos em conversas com João Sousa Monteiro, publicadas pela Assírio & Alvim em "eu agora quero-me ir embora" ]


Nos últimos cinco anos da minha vida estive presente no dia a dia vivido de centenas de crianças e jovens. Não vou estar mais, pelo menos da forma tão presente como estive. Não sei se vou ultrapassar a falta que deles irei sempre sentir mas gostava muito que nunca lhes faltasse uma pessoa que os possa ouvir sem os julgar, e que também saiba respeitar os seus silêncios. "Criar cor nas ideias" tem sido a minha melhor saída para a vida. Penso ter sabido transmitir-lhes a importância desse colorido.

 



Comentários