Avançar para o conteúdo principal

a arte na saúde mental

 Únicos & singulares é um documentário que aborda a forma como a arte é usada na reabilitação de pessoas com experiência de doença mental.

Filmado em três grandes instituições dedicadas à saúde mental, Casa de Saúde do Telhal (Belas, Sintra), Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa/ Hospital Júlio de Matos (Lisboa) e Hospital de Magalhães Lemos (Porto), o documentário acompanha grupos de utentes que desenvolvem diferentes práticas artísticas: desenho e pintura, cerâmica, poesia, teatro, coro.
"na expressão artística há mais liberdade [do que na expressão verbal de comunicação] e se de repente eu pegar num pincel e pintar um traço encarnado na parede, isto evoca-me uma coisa qualquer e a partir daí sou eu próprio que estou a comandar as minhas reações e isso organiza-me e pode criar novas oportunidades. Pode criar um mundo mais próprio e que não entre tanto em conflito com os outros. Porque uma das coisas que existe na doença mental é conflito com os outros, e o conflito é muito verbal, de comunicação" Alexandre Castro Caldas, professor catedrático de neurologia.

tinta s/papel - ® Nélia Duarte
Fernando Azevedo, poeta, residente há dez anos na Casa de Saúde do Telhal, à questão «e porque é que escreve?» responde de pronto, «porque é necessário!»
acrescenta ainda, posteriormente, que é um maluco à sua conveniência.

Comentários